Pular para o conteúdo

livros pra quem gosta de moda

11/05/2011
tags:

Dia desses estava arrumando minha estante de livros e vi vários títulos que dariam boas dicas pra quem curte moda e gosta de colecionar ou consultar livros legais. Tenho vários e acho que renderão alguns posts – isto é, se vocês quiserem!

Vou começar por alguns dos mais importantes pra mim:

  • Fashion Design: Manual do Estilista, de Sue Jenkyn Jones – Ed. Cosac & Naify
Este livro é mesmo um manual pra quem gosta ou estuda moda. Tem muita informação útil, como profissões na área, tabela de tamanhos, nome de instrumentos e apetrechos… É quase uma enciclopédia sobre o assunto, mas acho que para quem faz ou fez faculdade de moda acaba sendo ligeiramente repetitivo.
  • 20th Century Fashion, de Valerie Mendes & Amy de la Haye – Ed. Thames & Hudson (importado)
Este é um resumo detalhado da moda do século XX e seus mais significantes acontecimentos e personalidades. É em inglês, mas é excelente para consultas históricas. Se não me engano, comprei na Livraria Cultura.

  • Fashionista: A Century of Style Icons, de Simone Werle – Ed. Prestel (importado)
Esse foi um dos livros que mais me ajudou na escolha das minhas divas do TCC (três das cinco estão aí). É um apanhado das mulheres mais estilosas e influentes na moda desde o começo do século XX, com imagens e explicações da escolha de cada uma. Muito, muito legal! Comprei na Livraria Cultura.
  • Les Anées Folles 1919-1929, Musée Galliera – Ed. Paris-Musées (importado)
Esse livro é muito especial pra mim porque é o catálogo de uma exposição sobre os anos 20 que vi no museu da moda de Paris. É muito lindo, a capa é de tecido, tem milhares de fotos de roupas de Paul Poiret e Madeleine Vionnet, os primeiros tailleurs de Chanel, criações de Sonia Delaunay e Jeanne Lanvin… Incrível! O melhor é que toda vez que o folheio lembro das peças que vi ao vivo, umas obras de arte… Comprei na exposição mas há uns dois anos vi para vender na Livraria Cultura.
Como podem ver, na primeira foto tem vários outros títulos, e vou falar de alguns deles em breve. Eu adoro colecionar livros, principalmente aqueles essencialmente visuais, cheios de imagens. Eles vêm das mais variadas origens, mas uma grande parte deles comprei na internet, ou na Livraria Cultura, que tem um acervo excelente, ou no Amazon. Mesmo os que comprei fora podem ser encontrados em sua maioria em um destes sites!
Gostaram do post? Querem que eu fale sobre outros livros ou já foi o suficiente?
11 Comentários leave one →
  1. DANIELA Link Permanente
    11/05/2011 10:58

    Por favor fale mais sobre livros!!
    eu sempre quero comprar livros de moda, mas fico com receio de acabar comprando uns manuais do tipo “use o cinto combinando com o sapato”
    acho ótimo encontrar referências!!

  2. 11/05/2011 14:05

    Beel, faleee mais! Estou querendo comprar livros sobre o assunto, e nada melhor do que dicas de alguém que é formado na area e sabe quais valem a pena comprar. Quero mais postss!! :D

  3. 11/05/2011 14:07

    Oii Bel…
    Adorei as dicas…
    Quero mais livros heheh
    beijos

  4. 11/05/2011 14:18

    QUERO MAIS DICAS, e se possível em breve, meu aniversario está chegando e minhas amigas sempre me perguntam o que eu quero, e como amo moda, seria uma boa opção

  5. Amanda Ferreira Link Permanente
    11/05/2011 15:13

    ooii, concordo com o que as meninas acima disseram, sempre quero comprar livros e nunca sei qual.
    vai ser mto legal se tu der mais diicas :D beijo

  6. Ana Paula Faria Link Permanente
    11/05/2011 19:18

    Oi Bel,
    adorei o post sobre os livros e espero que tenham muitos mais!
    Eu to fazendo minha monografia sobre eventos de moda (detalhe: meu curso é Relações Internacionais), se vc souber de algum livro que conta sobre a história dos eventos (fashion weeks, principalmente) me conta please?!
    Tem um autor que acabei conhecendo por causa da mono, ele conta a história da moda, focando no impacto social desde o inicio de sua criação, como a moda era vista, Alta Costura, coisas do tipo… Não é um livro de imagens, mas é muito interessante! o autor é Gilles Lipovetsky…

    O seu blog tá cada dia melhor, parabéns!!!

  7. 11/05/2011 22:21

    Esse Les Anées Folles vi na Biblioteca do SENAC qnd fui pesquisar material para um trabalho… fiquei impressionada com a qualidade da impressão e das fotos. É demais!
    Adorei as dicas.
    Bjs

  8. 19/05/2011 15:28

    Tb sou a favor de vc falar mais sobre os livros!!
    E, se vc os conhecer, gostaria de perguntar sua opinião sobre dois títulos: “Roupa de Artista: O vestuário na Obra de Arte” de Cacilda Teixeira da Costa e o “Moda: Uma Filosofia” de Lars Svendsen.
    Ando pesquisando a algum tempo referências teóricas em moda pq tenho interesse de cursar quando terminar artes plásticas, e estes dois foram os que mais me chamaram atenção até agora. Dai se vc conhecesse um pouco melhor eu ficaria muito feliz em ouvir suas opiniões. :D

    Ah! E já que estou aqui, quero dizer tb q vc me abriu o coração para as wedges, achava estranhissimas! Mas vi vc usando de maneiras tão interessantes e fofas q acgora estou, inclusive, desejando muito uma. rsrs
    O fato é, encontrei esta no eBay e fiquei pensando que talves vc pudesse gostar (apesar de não ser exatamente de um estilo vc costume usar), então ai vai: http://migre.me/4A8C0

    Um abraço e até mais!

  9. 20/05/2011 16:25

    Ana Paula, assim de cabeça não me lembro não, mas se eu encontrar algum por aí pode deixar que eu posto!

    Emília, não conheço esses, mas já vou correndo procurar (alockadoslivros). Sobre as wedges, eu também demorei a me acostumar! Hoje sou apaixonada… essa aí do link é liiiinda, amei!

    Meninas, que bom que gostaram! Vou falar mais de livros então!

    Beijos

Trackbacks

  1. livros pra quem gosta de moda « De Viés | Top Models
  2. livros pra quem gosta de moda – parte 2 « De Viés

comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

You are commenting using your Twitter account. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

You are commenting using your Facebook account. Sair / Alterar )

Connecting to %s