Pular para o conteúdo

diretores favoritos: os coppola

05/04/2011

O diretor do coração de hoje são na verdade dois diretores: Francis Ford, o pai, gênio incomparável; e Sofia, a filha, detalhista incrível. Resolvi falar deles em conjunto, porque família que dirige unida permanece unida! Hahahaha

Começando pelo paizão:

Juro que considerei a possibilidade de adicionar uma estrelinha extra ali, só pelo fato de “O Poderoso Chefão” não poder ser comparado a nenhum outro filme já feito. Para mim, o nível de perfeição atingido jamais será visto em outro filme, tanto nas atuações quanto na trilha sonora, no figurino, nos diálogos e, principalmente, na direção magistral. Eleito por diversas “listas” como o melhor filme de todos os tempos, The Godfather – adaptado do livro de Mario Puzo – nada mais é do que uma crítica à ganância americana, exemplificada numa família de mafiosos encabeçada pelo imigrante italiano Don Vito Corleone (Marlon Brando). Brando recebeu o Oscar de melhor ator pelo filme, que levou outras 2 estatuetas, e os três atores coadjuvantes – Al Pacino, James Caan e Robert Duvall – concorreram simultaneamente ao prêmio. Não foi, certamente, coincidência: todo elenco dessa obra prima desempenham seus papéis à perfeição, e o papel do filho militar que assume os negócios do pai catapultou o então jovem desconhecido Al Pacino ao estrelato que já dura mais de quatro décadas. Se eu pudesse indicar apenas um filme na vida, seria esse. Não é uma história de romance, todos os personagens são “maus” e não existe final feliz, mas é meu preferido porque cinematograficamente é um filme sem falhas. Perfeito!

O primeiro filme da série gerou tanto rebuliço que antes mesmo de ser concluído, as produções para a sequência começaram. Felizmente para todos, “O Poderoso Chefão II” foi tão bem sucedido quanto seu predecessor, sendo a primeira continuação na história a ganhar um Oscar de melhor filme (além de outros 5). Novamente, os três atores coadjuvantes, dessa vez Robert De Niro, Michael V. Gazzo e Lee Strasberg, receberam nomeações ao prêmio, e De Niro recebeu então sua primeira estatueta. Olhem que inusitado: De Niro e Marlon Brando são os únicos atores na história a terem ganhado um Oscar pelo mesmo personagem! Na segunda parte da série, De Niro faz o papel do jovem Vito Corleone, um pobretão de Little Italy que, aos poucos, vai ganhando o respeito – e o medo – de seus vizinhos. Enquanto isso, 50 anos mais tarde, seu filho Michael (Al Pacino) transfere seus negócios de Nova York para Las Vegas, e se vê lutando contra seus próprios princípios ao sofrer uma traição dentro de sua família. Enquanto continuação, é um excelente filme, novamente com excelente elenco e tudo o mais, mas ainda assim está um degrau abaixo do filme original.

A terceira e última parte da série, “O Poderoso Chefão 3″ tem um grande intervalo na narrativa (16 anos na realidade e em torno de 10 anos na história), mostrando Don Michael Corleone mais velho e doente. Embora muito criticado pelo público, gosto bastante do filme porque pela primeira vez vemos um lado mais “humano” de Michael, que se vê atormentado por seus demônios. A atuação de Sofia Coppola, que faz a filha de Michael, Mary, foi arrasada pelas críticas, mas eu adoro a Sofia e não achei que merecesse toda a má publicidade que recebeu. O filme vale por ser o capítulo final da trilogia.

Francis Ford já dirigiu outros 20 longas, entre eles “Rumble Fish” (O Selvagem da Motocicleta, 1983), “Appocalypse Now” (1979) e “Bram Stoker’s Dracula” (Drácula de Bram Stoker, 1992) (todos esses também são muito bons!).

 

Já Sofia, a filha, dirigiu apenas quatro longas em sua carreira, todos quatro bastante aclamados pela crítica. Escolhi meus dois preferidos:

“Maria Antonieta” é um filme divertido e recheado de referências contemporâneas (quem não se lembra do All Star no chão do quarto?) sobre a rainha mais criticada da história da França. Adoro que Sofia cria uma personalidade tão genial para a personagem (Kirsten Dunst) que acabamos por entender todas suas maluquices – inclusive o uso da infame frase: “Se não têm pão, que comam brioches” – e ainda gostamos dela! Amo as cores do filme e o estilo lento e despretensioso da diretora.

“Um Lugar Qualquer” fala da relação de um ator bon vivant (Stephen Dorff) com sua filha de 11 anos (Elle Fanning). Muita gente não gostou, mas eu adoro as influências de papai Francis nos filmes dela. Planos fixos, com câmeras paradas, cenas longas e muitas vezes sem diálogo. Um filme gostoso de se ver, sem pressa nem adrenalina. Recomendo!

Os outros filmes dirigidos por Sofia são: “The Virgin Suicides” (As Virgens Suicidas, 1999) e “Lost in Translation” (Encontros e Desencontros, 2003).

12 Comentários leave one →
  1. 05/04/2011 12:20

    Oi Bel, tudo bem? Vim aqui para te convidar para conhecer as lembrancinhas que estou fazendo http://petitfesta.blogspot.com/ conto com seu apoio!! Quero a opinião de vocês!!!!!!!!! Bjos!!!!!
    PS: adoro Sofia!!!!!!!!!

  2. 05/04/2011 14:50

    Nossaaa otimo post!!! Adoreiiii
    lindaaa, seu look esta concorrendo no look da semana, confere no blog!!
    Bjaooo

  3. 05/04/2011 18:49

    eu assisti o poderoso chefao ontem! apesar de ter ficado um pouco confusa e gostei muito e quero ver logo o 2 hahaha vi no seu twitter que voce falou que nao recebe comentarios em posts sobre filme, mas por favor nao para de fazer , eu adoro quando voce fala de fimes !

    • 05/04/2011 19:12

      Oi Ana, não vou parar de falar sobre filmes não, fique tranquila! hehehehe eu adoro, e sei que tem gente que gosta também :)

      Beijos

  4. 05/04/2011 20:16

    O poderoso chefão é um classico!
    mto bom!
    bjocas
    http://baixacostura.blogspot.com/

  5. Fernanda Medeiros Link Permanente
    06/04/2011 12:55

    Acho os dois primeiro perfeitos!!!! O terceiro não é tão bom quando os dois primeiros, mas como vc falou, vale como fechamento para a história. A primeira vez em que assisti, fiz uma maratona dos dois primeiros, porque são imensos né?! Adoro e até hoje sofro quando o Sonny é assassinado! rsrsrs

  6. Danielle Link Permanente
    06/04/2011 17:44

    Esse é meu filme preferido e sem dúvida é uma obra prima.

  7. 07/04/2011 9:50

    Faltou Apocalypse Now. :D

    • 07/04/2011 10:05

      Paum, ia ficar muito cheio, né?! E eu prefiro O Selvagem da Motocicleta ;)

Trackbacks

  1. al pacino, seu lindo <3 « De Viés
  2. don corleone <3 « De Viés
  3. marlon brando, te amo « De Viés

comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

You are commenting using your Twitter account. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

You are commenting using your Facebook account. Sair / Alterar )

Connecting to %s