Pular para o conteúdo

minha câmera & minhas lentes

23/10/2011

A pergunta que mais recebo aqui no blog é: “Qual câmera você usa?”. Então resolvi fazer este post para tirar quaisquer dúvidas.

Minha câmera é uma Canon EOS 500D, também conhecida como Digital Rebel T1i, que comprei em novembro de 2009 e me foi recomendada por meu professor de fotografia da faculdade.

Juntamente com a câmera, que é uma DSLR e por isso precisa de lentes avulsas para fotografar, comprei a EFS 18-55mm, uma objetiva bem básica mas também bastante versátil. Ela possui zoom, por isso tira tanto fotos de close-up quanto de distâncias mais longas. A abertura do diafragma varia entre 3.5 e 5.6, dependendo da distância – isso significa a quantidade de luz necessária para tirar a foto e a profundidade do campo de foco. O menor número é o que necessita menos luz, pois o diafragma está o mais aberto possível, e também é o que tem a menor profundidade, ou seja: na abertura (F) 3.5, a foto pode ser tirada num local com pouca iluminação e o fundo ficará ligeiramente distorcido. Mas esta abertura ainda não é suficiente para tirar boas fotos com menos luz e não desfoca tanto o plano de fundo.

Algumas fotos que tirei com esta lente: look de natal, Times Square, turbantismo (na verdade, todos os posts entre novembro de 2009 e junho de 2011)

Procurando poder tirar fotos com pouca iluminação (dias nublados ou fim de tarde, por exemplo) e poder ter maior definição do primeiro plano – que quase sempre sou eu mesma ;P -, comprei esta outra objetiva: uma Canon EF 50mm. Ela é pequenina, leve, tem um ótimo preço (acho que paguei menos de 130 dólares por ela) e é excelente! É uma lente fixa, portanto tira a comodidade do fotógrafo (ou do fotografado!), que tem que se mover para conseguir o enquadramento desejado. Mas isso tudo se compensa com o poder do diafragma desta belezinha: a abertura máxima é de 1.8, e com ela posso tirar fotos em locais mal iluminados e desfocar muito o fundo. Depois que comprei esta, usei poucas vezes a outra, porque pra tirar fotos de looks, objetos e retratos, ela é muito superior.

Algumas fotos que tirei com esta objetiva: a primeirona, este look e todos os outros desde o final de junho/início de julho de 2011.

Pra terminar, uma observação importantíssima: não sou fotógrafa, e o pouco que entendo do assunto aprendi nas aulas de fotografia da faculdade. Sei o que é tempo de exposição, ISO e abertura do diafragma, mas não sei qual câmera é melhor que qual, qual marca é a melhor que existe, qual lente você deve comprar nem nada disso! Aqui tem um post muito legal sobre câmeras e lentes, feito por um fotógrafo profissional, e recomendo que vocês o leiam caso tenham dúvidas acerca desse assunto. No mais, espero que tenha esclarecido suas dúvidas com relação às minhas fotos! :)

7 Comentários leave one →
  1. 23/10/2011 11:44

    gostei do post!

    eu tenho uma nikon e ainda to querendo comprar uma objetiva com uma abertura maior!
    mas to esperando viajar pq comprar aqui no Brasil é muuuuito caro!

  2. 23/10/2011 15:23

    Adorei o post. Eu já fiz um curso de fotografia e tive aulas na faculdade, além de ler livros, revistas e tudo mais que eu puder devorar de conhecimento sobre o assunto. A grande pena é que ainda não tenho capital de giro pra investir na minha Canon pofissional (sim, eu prefiro Canon à Nikon). Se eu tivesse mesmo como, compraria uma Leica, mas aí já nem é mais sonho, é delírio!
    Parabéns pelo blog, pelas fotos e pela inciativa de sempre esclarecer as dúvidas das leitoras.
    beijos

  3. 23/10/2011 21:57

    Adorei o post, nem todo mundo tem essa “paciência” que você tem, parabéns e continue assim!
    =*

  4. 24/10/2011 22:47

    É incrível a diferença entre as fotos de uma câmera pra outra. bom, eu não entendo nada de cameras haha mas mesmo assim dá pra perceber. Tô muito afim de comprar uma profissional e começar a fazer um curso.. as minhas aulas da faculdade aparentemente não foram tão uteis quanto as suas ainda haha
    que bom que você postou um pouco sobre isso! adorei esse post :)

    beijos.

  5. 26/10/2011 22:46

    Oi Bel!
    Também comprei uma lente 50mm esse ano, na verdade, ainda estou treinando algumas fotos com ela… Ah! Sentindo falta de bater umas fotos, qualquer dia eu saio por aí tirando, ao invés de por o marido pra tirar minhas… hahaha

    Beijooo!

  6. 27/10/2011 11:52

    Bel, só uma pergunta, claro se você não se importar de responder…Você comprou aqui no Brasil? Onde? Tô doida pra trocar a minha, e tô pensando em comprar essa!
    Obrigada!
    =*

    • 27/10/2011 12:06

      Paula, não comprei aqui não! A câmera comprei na França e a 50mm nos EUA! Aqui é muito mais caro :(

      BEijos

comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

You are commenting using your Twitter account. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

You are commenting using your Facebook account. Sair / Alterar )

Connecting to %s